Como se tornar um Redator?

Nessa onda motivada por um pandemônio instaurado pelo novo COVID-19, muitas e muitas pessoas têm buscado alternativas para trabalharem home office, uma delas é atuar como redator. Contudo, há algumas regras de ouro que buscarei explicitar neste post.

No blog da Wild Comunicação, postei há tempos o que um redator freelancer espera de uma agência, onde na abordagem, há uma inversão de papéis sob a perspectiva do contratado e não do contratante, mas criou muitas perguntas em e-mails, redes sociais e que me motivaram a escrever este texto.

O que é um Redator?

Redator é o profissional responsável pela criação de textos com o propósito comercial, institucional, informativo ou literário. Depende muito do job ou do segmento de atuação e até mesmo da formação de cada profissional. Neste caso, vou descrever sobre o redator publicitário, área que atuo e posso apresentar de forma aprofundada certos conceitos.

Geralmente este profissional é formado em áreas de Comunicação Social, como Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Relações Públicas ou Letras. Atua tanto como freelancer, como dentro de uma agência fazendo dupla com o Diretor de Criação. É responsável por toda forma textual de comunicar, seja a criação de slogans, teasers, peças publicitárias, mídias sociais, elaboração de roteiros e vinhetas.

Deve ter fluência nas regras gramaticais e ortográficas do idioma que pretende escrever. Deve ter boa comunicação e entender o processo de comunicação, uma vez que mensagem deve conter e explicitar de forma clara e coesa, aquilo que se quer explicar.

Requer domínio das estratégias de performance da internet, como SEO (Search Engine Optimization), Keywords, estruturação da escrita e fundamentos básicos do Marketing de Conteúdo.

Outro requisito de um Redator é a criatividade.

Profissionais de redação publicitária buscam constantemente aumentar seu repertório linguístico com a leitura frequente, com dicionários e buscando inspiração através de peças premiadas. É necessário conhecer as palavras e suas significâncias para fazer o correto uso ou brincar com elas.

Peça publicitária extraída do site: putasacada.com.br – Agência criadora AlmapBBOO

Tais conhecimentos, agregam valor ao texto, estruturam de forma que atendam as boas práticas da redação.

Um bom texto, com técnicas de SEO aplicadas, com a utilização correta das palavras-chaves e bem estruturado ativarão os algorítimos do Google fazendo o conteúdo aparecer primeiro nos mecanismos de busca.

A total compreensão do propósito e o direcionamento da mensagem, também fazem parte do trabalho do redator. É através desses elementos que estarão apresentados no briefing, que o redator avaliará o tipo de linguagem necessária para que a persona da campanha seja abordada de forma eficaz, bem como qual estágio do funil de vendas o texto entrará, para fazer uso correto dos gatilhos mentais que motivarão o consumidor à uma tomada de decisão.

Como estruturar um briefing de redação?

Primeiramente vamos entender o que é briefing.

Segundo o dicionário Aurério:

“Noções prévias dadas a alguém antes que essa pessoa faça algo, contendo exatamente as informações e instruções sobre a tarefa a ser realizada por ela.Conjunto dessas informações que visam instruir alguém na realização de algo ou breve reunião em que elas são apresentadas.Em Marketing, conjunto das informações que um cliente fornece a uma agência (publicidade ou criativa) para que ela construa uma estratégia de venda ou de comunicação tendo em conta suas expectativas.Etimologia (origem da palavra briefing). Do inglês briefing.”

Ou seja, o briefing deve conter todas as informações que darão diretrizes claras à uma pessoa que executará tais direcionamentos. Quanto mais completo e rico em detalhes, mais fácil será a execução do projeto.

Para a redação, o briefing obrigatoriamente deverá conter:

  • Nome do cliente: Parece ilógico, mas por vezes recebo briefings sem o nome do cliente, ainda mais atendendo agências que muitas vezes direcionam uma vertente de conta e gera confusão. Exemplo: Cliente Volvo (Volvo Trucks, Penta, Buses, Construction, qual?)
  • Data limite para entrega do job (já considerando eventuais alterações/correções).
  • Objetivo da campanha: Será venda? Institucional? Posicionamento de marca? Nota de esclarecimento? Qual apelo? Tais informações nortearão a utilização de conceitos de autoridade, gatilhos mentais, reciprocidade, etc. Elementos que fazem total diferença na estruturação do texto. Se a agência ou o cliente tiver uma boa noção das tendências de inbound marketing, possivelmente passará detalhes como estágio no funil de vendas (o que muda significativamente a forma de comunicar)
  • Por onde? – O material ou o meio que será publicado também deve ser explicitado no briefing para que haja total sinergia por parte do redator com o objetivo da campanha.
  • O que? Qual o produto que será trabalhado na campanha? Algumas companhias como a Unilever, que detém uma gama vasta de produtos. Há ainda detalhes, que poderão fazer a diferença, como por exemplo: O produto é um desodorante masculino que será lançado com a promessa de manter o controle da hiperidrose por mais tempo, porém teve reviews negativos, para tanto, deve-se apresentar contra fatos que embasem os features do produto.
  • Para quem? – A quem se destina? Qual a persona? É necessário que a agência ou o cliente informe o maior número de detalhes em relação à quem receberá a mensagem. Muitas vezes o cliente direto não tem a definição de persona, sendo necessário que o redator intervenha, para que garanta a eficácia do seu trabalho.

Quanto cobrar pelo serviço de redação?

Como determinar um valor pelo seu tempo empregado na construção de um texto? Qual o tempo utilizado no projeto? Tentarei responder às incógnitas de maneira generalista, pois a individualidade de cada profissional influencia diretamente o valor cobrado. Há redatores que ganham uma média mensal de R$ 3.000, outros que focam em copywriting com ganhos superiores à 5 dígitos no mês.

Há diversas formas de cobrar pelo serviço de redação, porém tudo é uma variável que tentarei desmistificar e translucidar para você.

Quando afirmo ser uma variável, é porque em casos não muito distantes há quem solicita um e-book por exemplo, com a criação de layout que destoa a negociação. Como transparecido na conceituação do trabalho de Redator, este é responsável pela parte textual em conjunto com o criativo, entretanto havendo a necessidade da criação do layout e sentir-se apto à executá-lo, cobre de maneira distinta e explicitada em contrato. Entretanto criar um layout é completamente diferente de diagramação, saiba disso.

Exemplo diagramação: E-book Produção de Eventos
Exemplo layout

Valor por palavra

Alguns redatores preferem cobrar pela quantidade palavras, variando entre R$ 0,08 e R$ 0,19 por palavra. A atribuição do valor pelo seu trabalho é pessoal, porém tenha a ciência dos valores praticados no mercado, considerando a experiência de cada profissional.

Valor por hora

Há quem desgoste do trabalho cobrado por hora, mas como supracitado, é variável de pessoa para pessoa e projeto para projeto. Numa situação de home office, o valor cobrado por hora é subjetivo, sem a avaliação coerente da quantidade horária empregada na execução do job. Por outro lado, havendo a necessidade de trabalhar inloco na agência ou escritório do cliente, o valor horário é eficaz.

Não vou abordar o valor correto ou o ideal nem mesmo o praticável, pois há peculiaridades individuais de cada profissional, todavia, sugestiono que seja determinado um valor ideal que você deseja receber no mês, divida este valor por 220 (como um cálculo de salário) e você terá o valor/hora do seu trabalho. Basta calcular quantas horas permaneceu no job e pronto.

Valor por projeto

Dentre as diversas formas de remuneração, um redator poderá optar seus ganhos por projeto. Volto a dizer que cada profissional é autônomo na confecção dos valores, neste caso não há como eu mencionar algum parâmetro, mas apresento que há esta variável.

Formas de pagamento

Procure estabelecer com seu cliente um pagamento 50% antes do projeto e 50% na entrega. Isso garante segurança na relação por ambas as partes. Algumas plataformas interagem muito bem nessa relação garantindo que ambas as partes tenham garantias de negociação.

Facilidade no pagamento

Atualmente eu ofereço aos meus clientes formas de pagamento facilitada como Paypal, Mercado Pago ou PagSeguro, além da tradicional transferência bancária. Isso trás maior comodidade ao cliente, segurança pra você e para o cliente.

Regime de contratação

Grande parte dos profissionais freelancers que conheço, configuraram-se como MEI (Micro Empreendedor Individual), o que garantem a formalização da sua profissão, contudo há quem prefira a informalização, mas limitam-se à poucos jobs em virtude da ausência de NF’s, etc.

É necessário que o redator tenha um contrato devidamente configurado para as suas atribuições, de modo que este contenha detalhes como prazos, confidencialidade, autorizações para postular seu trabalho em seu portfólio, isenção da responsabilidade pela citação de frases solicitadas sem os devidos créditos autorais, bem como termos da relação jurídica Contratado x Contratante.

Horário de trabalho

Como qualquer profissão, é necessário a delimitação da sua jornada de trabalho. Em virtude da pandemia, segundo o site Valor da Glogo, 43% das empresas adotaram o regime de home office, entretando vale ressaltar que o fato de trabalhar em casa deve respeitar os horários ora compactuados entre empregado/empregador.

Uma pesquisa recente da Folha de São Paulo aponta que não delimitação de horário, têm causado exaustão dos funcionários mediante ao home office. O fato da comodidade do lar, impede muitas vezes essa separação, tornando-se prejudicial. Determine o horário e respeite para o seu bem.

Vale lembrar o seu cliente em relação ao horário que atende às demandas. Já recebi ligações às 22:40 da noite para tratar correções de um e-mail, sendo que o mesmo seria entregue em 3 dias! Convenhamos que poderia esperar até o dia seguinte. O mesmo serve para quem inicia, se preferir trabalhar num determinado período, transpareça isso ao seu cliente.

Fonte: SpellBrite.com
Boas práticas

Listarei aqui algumas práticas para um bom relacionamento com seu cliente, de modo que os trabalhos sejam decorrentes e promissores.

  • Seja empático: Empatia é crucial em qualquer profissão. Muitas vezes a agência é cobrada pelo cliente e isso acaba gerando um desgaste das relações, mas coloque-se no lugar da agência e tente resolver dentro das suas capacidade sem o comprometimento da qualidade.
  • Cordialidade: Não precisa adentrar muito ao fato de ser cortês. Todas as relações baseadas na cordialidade tendem a ser longas e satisfatórias para todos os envolvidos.
  • Transparência: Em tudo que for fazer, seja profissionalmente ou no âmbito pessoal/social, seja transparente. Se for abordar um tema que não se sinta confortável, porque afeta valores morais, seja transparente com seu cliente e informa. Não tenha medo de dizer que não, pois a veracidade e a satisfação devem andar alinhados.
  • Compromisso: Seja com prazos, com expectativas, com qualidade, com horários (se cobrar por hora trabalhada). O compromisso em realizar seu trabalho dita mais do seu profissional do que imagina. Atender de maneira compromissada está diretamente relacionado ao respeito. Se houver qualquer imprevisto, não tenha medo de entrar em contato com seu cliente informando do fato. A pior sensação que alguém pode ter, é de abandono.
  • Contatável: Apesar de estarmos numa era de multiplataformas de contato, é importante permitir que seu cliente tenha acesso à todas as formas de contato, bem como você os dele. Por situações de exíguo de tempo, ou uma necessidade urgente, que se faz necessário um contato, é bom saber os meios de realizar isso.

Espero que tenham gostado, tentei explicitar da maneira mais clara possível os desafios da profissão redator.

Deixe um comentário

Create a free website or blog at WordPress.com.

EM CIMA ↑