Como vender em tempos de crise?

Possivelmente estamos vivendo nos dias mais tortuoso da nossa economia. Uma crise sanitária, que causou uma crise econômica e agravada pela crise política no Brasil.

Uma pandemia sem precedentes, que têm afetado diretamente as pessoas, comércios e consequentemente o comportamento consumidor. Entretanto, tais mudanças pode ser altamente benéficas, se utilizadas de bom discernimento das mudanças e uma pitada de estratégia.

Não é nenhuma surpresa ou segredo para os empresários, que o local mais vasto para angariar e relacionar-se com clientes, é a internet.

Mas não basta apenas estar na internet, e sim como usá-la da melhor forma possível, com o objetivo de comunicar.

Existem inúmeras opções de comunicar uma marca ou produto da internet, mas é preciso entender primeiramente se aquele cliente que você busca, está em determinada rede social por exemplo. Outro ponto importante é sabe posicionar-se antes de simplesmente sair anunciando, por este motivo, resolvi fazer este post, para ajudá-lo a dar os primeiros passos de posicionamento nas redes sociais, em especial o Facebook.

Entendendo o seu negócio online

Quando falamos em vendas online, infelizmente muitas empresas não sabem por onde começar, algumas até arriscam algumas estratégias, porém não alcançam o resultado esperado e desistem, outras que mesmo sem resultado esperado, tentam manter a metodologia, mudando algumas abordagens, etc. Não está errado, até porque sempre fui da opinião que é melhor arriscar, mesmo não sendo efetivo, do que não tentar.

Contudo, para que haja efetividade, alguns princípios são cruciais para um bom posicionamento do seu negócio.

Em primeiro lugar, é preciso entender seu negócio online. Apesar de parecer um ambiente descontraído e repleto de interações, é importante lembrar que sua publicação, comentário ou postura, quando se tratando da sua marca, devem representar toda a seriedade e integridade que seu negócio representa.

Lembre-se que a mesma seriedade com que você trabalha no escritório, você deverá demonstrar no seu negócio.

Por vezes, no anseio em postar algo, acaba comprometendo a imagem da sua empresa, por exemplo a tentativa de parecer próximo (íntimo) do seu cliente, uso de linguagem não condizente com sua empresa, dentre outros posturas não profissionais.

Erros de comunicação

Na internet, qualquer erro pode ser devastador para a imagem da sua empresa.

Perfil ou página?

Uma das primeiras abordagens para a compreensão do seu negócio é a plena ciência de que uma pessoa comum, tem perfil e uma empresa tem página!

Por que deve ser assim? Vou listar algumas das razões pelas quais um negócio, deve ter página e não perfil.

  1. Demonstra seriedade.
  2. Não tem limites de “amigos” (vou explicar melhor).
  3. Ferramentas de gestão de análise.
  4. Ferramentas de campanhas publicitárias.
  5. Respostas automatizadas aos seus clientes.

Dentre outros benefícios.

Mas já tenho um perfil, como faço agora?

Se o seu perfil é para o seu negócio, não se preocupe pois o Facebook tem uma ferramenta que converte seu perfil em página.

Mencionei sobre os “amigos”, então vamos lá: Páginas tem fãs, que ao curtirem uma Página, receberão as notificações. Uma das vantagens é que enquanto um perfil só pode ter 5000 amigos, uma Página não tem limite!

Personalizado sua Página

Um dos primeiros e mais importantes passos, é a personalização da sua página.

É importante ressaltar que a sua Página, deve conter todas as informações detalhadas sobre seu negócio, bem como meios de contato, breve descrição da história do seu negócio, horários de atendimento e claro, um link personalizado para facilitar ser encontrado pelo seu cliente.

Exemplo de link personalizado:

Link da Wild Comunicação

Exemplo de personalização de Avatar e Foto de Capa.

Facebook da Wild Comunicação

Exemplo de informações da página.

Informações da Wild Comunicação

Uma vez que página estiver bem estruturada, é hora de começar a divulgar seu negócio. De primeiro momento, convide as pessoas próximas, amigos e parceiros à curtirem sua Página.

Boas práticas para empresas.

Agora que sua empresa já tem uma Página no Facebook, é hora de colocar em prática algumas regras de ouro, para manter o entrosamento do seu público e começar sua estratégia de marketing.

  • Tenha uma estratégia: Antes de qualquer coisa, é preciso ter uma estratégia de marketing muito bem alinhada, pra que você alcance os resultados esperados. Outro fator importante, sua estratégia deve estar plenamente embasada com a MISSÃOVISÃO e VALORES do seu negócio.
  • Periodicidade: Tenha uma constância de publicação, seja ela diária, a cada três dias, etc. Mantenha um cronograma de publicação. Seja uma foto de produto, um conteúdo de valor do seu blog, um vídeo ou uma simples frase de motivação, mas não deixe de postar, pois as métricas do Facebook, mensuram informações relevantes e interações na página, para destacá-las de maneira orgânica.
Insights da Wild Comunicação desde seu lançamento no dia 14/05 (4 dias de página)
  • Mantenha o direcionamento da marca: Se algum conteúdo é bacana, mas foge dos ideais do seu negócio, deixe para compartilhar com seu perfil pessoal. Um dos erros das páginas empresariais, é misturarem informações que acabam fugindo do ideal da página. Lembre-se: SERIEDADE.
  • Cordialidade: Ninguém agrada todo mundo, algumas vezes motivados pela insatisfação, alguns clientes podem estar hostis, mas você como empresa NUNCA poderá faltar com educação. Pelo contrário, seja educado e procure resolver o problema do cliente. Isto está diretamente atrelado à empatia, algo muito importante nos dias atuais. Vale lembrar que estas circunstâncias te ajudam à analisar cenários que possam prejudicar seus negócios e corrigi-los, além de reverter um cliente, ao invés de entrega-lo para seu concorrente.

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