O Cérebro e Consumidor

Na crescente onda do Marketing no meio digital, dezenas de milhares de pessoas tem buscando alternativas para venderem mais, seja através de anúncios, e-mails, páginas de vendas, mas acabam repetindo processos que muitas vezes não funcionam para seus clientes.

Ressurge então uma profissão chamada Copywriting, criada em 1828 por Noah Webster, que apesar do nome, não tem nada haver com a copia de algo, mas sim a escrita autêntica e persuasiva.

Cérebro humano na Ressonância Magnética Funcional

Mas afinal, o que é persuasão?

Segundo a PNL (Programação Neurolinguística) criada por Richard Bandler e John Grinder na California, Estados Unidos na década de 1970, trata-se de desvendar, destravar e conduzir uma pessoa à uma ação específica, sem que haja a manipulação do indivíduo, levando a crer que sua decisão foi única e racional.

O Copywriting se apropria destes conhecimentos e norteiam suas abordagens em prerrogativas de através de gatilhos mentais, as pessoas executam uma ação, mas ser á que é tão simples assim como veio massivamente divulgado?

Será que algo nesse processo se perdeu?

“Não pense numa bola vermelha!”

Ok, você pensou!

Mas por que pensou?

O nosso cérebro tem sido objeto de estudo e fascínio há anos e ninguém, absolutamente ninguém pode com total certeza, esclarecer os processos de sinapses (conexão neural) que executam uma compra, entretanto, através de ressonâncias, conseguiu-se diagnosticar determinados estímulos neurológicos, que por sua vez liberam substâncias que propiciam a ação.

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A ação de compra!

Através de neurotransmissores, como dopamina, serotonina, cortisol, oxitocina e vasopressina que são liberados mediantes à estímulos neurais, pode-se gerar uma ação de compra, mas isso vai muito além de apenas “gatilhos”.

O grande erro está em acreditar que os mesmos gatilhos que funcionam para você, funcionará para qualquer outra pessoa e ai vem a primeira reflexão:

Mas o que são gatilhos mentais?

Na verdade todo e qualquer palavra, gesto, aroma, imagem que desperte um processo biológico de liberação de substâncias psicoativadores como citados anteriormente, que facilitem uma conexão neural, gerando um estímulo seja ele de dor, prazer, raiva, amor, ganância (desejo), pode ser um Gatilho mental.

O problema é que algo tão complexo, que o que ninguém ao certo sabe qual o necessário para utilizar e por isso os copywriter profissionais passam horas, erram e acertam dezenas de vezes até chegar ao efeito “Wow”.

Não existe fórmula mágica, nem ferramentas que possam substituir a capacidade empática de um ser humano escrever para outro ser humano, esperando uma resposta.

Um outro ponto de reflexão é que existem múltiplas inteligências, as visuais, auditivas, sinestésicas e que precisam ser estimuladas simultaneamente.

Algo que no mercado digital só é possível através de histórias, conhecido como storytelling e através da própria imaginação e criação da realidade para aquele possível cliente, conhecido como emulação.

Apesar de ser um campo de estudo fascinante, vale lembrar que promessas infundadas de cartas de vendas milagrosas, estratégias matadoras, tudo baseia-se na premissa mais importante, o cérebro do seu cliente e da sua capacidade de “eletrificar”, desencadeado um composto de ligações neurológicas capazes de despertar a atenção, Interesse, Desejo e Ação.

Sem conhecer ao menos um pouco sobre isso, qualquer outra coisa é queimar o seu dinheiro.

Já aos que sabem disso, não perdem tempo se esforçando em tentar vender algum produto ou serviço, simplesmente demonstram na prática, um benefício palpável tão forte, que ocorre tantos estímulos neurais que o cliente toma o impulso e compra, partindo da premissa que tomou a melhor decisão, sem que haja esforço da parte vendedora.

Como conseguir isso?

Conheça seu cliente!

Estude, analise, perceba nuances, comportamentos, gostos e preferencias.

Segundo: Conheça o que o seu produto pode transformar na vida de uma pessoa e foque toda a sua energia para demonstrar isso.

Quanto mais prático, pessoal, real e sincero for, mais vendas poderá realizar sem demandar tanto tempo tentando convencer alguém de que seu produto é bom!

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